ESTUDO DIRIGIDO – o que é?
O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.
Pode atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, o estudo dirigido incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu – e possibilitando-lhe ajustar-se às tarefas que deve executar para alcançar o previsto nos objetivos.
O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. O produto do trabalho do aluno pode adquirir, desse modo, forte cunho de autenticidade e pessoalidade.
Um estudo dirigido pode ser utilizado para, entre outros objetivos:
• oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo pessoal;
• facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor;
• favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno;
• possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.
Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para casa. Porém, em sala de aula, coma presença do docente para esclarecer dúvidas e orientar quando necessário, a técnica pode revestir-se de mais eficácia e tornar-se mais eficiente para a aprendizagem de qualquer área do conhecimento. É importante que o professor acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e na avaliação.
Técnicas que ajudam a aprender
Exercícios extras: se ele tem problemas com matérias como matemática ou física, faça exercícios a mais sobre o assunto estudado. Quanto mais ele praticar, melhor.
Resumos: em matérias como português, história e geografia, incentive seu filho a fazer resumos do que ele leu. É uma ótima maneira de memorizar o que aprendeu e refletir sobre o tema. Esse exercício também o ajuda a recordar mais facilmente o que foi ensinado em aula.
Questionários: essa técnica ajuda a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Peça ao seu filho que faça a si mesmo perguntas sobre o assunto estudado. Então, ele deverá respondê-las após a leitura.
Exercícios extras: se ele tem problemas com matérias como matemática ou física, faça exercícios a mais sobre o assunto estudado. Quanto mais ele praticar, melhor.
Resumos: em matérias como português, história e geografia, incentive seu filho a fazer resumos do que ele leu. É uma ótima maneira de memorizar o que aprendeu e refletir sobre o tema. Esse exercício também o ajuda a recordar mais facilmente o que foi ensinado em aula.
Questionários: essa técnica ajuda a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Peça ao seu filho que faça a si mesmo perguntas sobre o assunto estudado. Então, ele deverá respondê-las após a leitura.
Parabéns! Muito bom o texto, pois é simples claro e elucidativo! Não deixa dúvidas a respeito de nosso trabalho. Quem ler o texto, com certeza quererá conhecer a nossa oferta!
ResponderExcluirElizabete, gostei do texto, estar claro e objetivo.
ExcluirMuito obrigada. Elizabete. Também gostei muito do seu texto.
ExcluirGostei deste texto
ExcluirTexto maravilhoso,adorei.
ExcluirGostei muitodo seu blog! Parabens!
ResponderExcluirSe quiser dá uma passadinha lá no meu www.mediandosaber.blogspot.com vou adorar
Ahhh vou te seguir tá...
beijokas
fiquei muito feliz com sua visita lá no meu bloguinho! E muito emocionada com suas palavras!
ResponderExcluirEspero aprender bastante com vc!
beijokas
Muito bom...obrigado
ResponderExcluirmuito interessante, gostei muito
ResponderExcluirgostei...obrigada pela ajuda.
ResponderExcluir. . . . b... .... . . ..
. .o . ... . . .. ... .
. . . . . .. .l .. .. ..
h. . .. .. .. .. .. .. ... ...
... ...a .. .. ... ..... ... .
.... .... .. . . ... ... .... .s ..
Maiores informações: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf
ResponderExcluirNa verdade você não disse o que é um estudo dirigido. Você mostrou como ele ajuda o aluno, mas não esmiuçou o que é de fato.
ResponderExcluira resposta à sua questão se encontra no primeiro parágrafo, que transcrevo abaixo:
ExcluirO estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.
Fico feliz com seu questionamento. Se ainda ficaram dúvidas estarei feliz em responder.
Obrigada.
Na história é complicado esse metodo,porque:estou na UERJ,quase todos Prof. pedem estudos dirigidos,a prof..BEATRIZ é uma,entretento o pensamento dela em relação a de determinado assunto é de uma jeito,já outros prof.enchergam de outro,porém na hora do aluno realizar o estudo dirigido,ela quer a mesma linha de pensamento dela sem fugir uma virgula.Estamos falando da visão de viajantes do sec. 16 sobre o Brasil,eles escreveram com a visão deles,entretanto em nossos estudos temos que por a linha de pensamento que a prof.. acha daquele assunto....fica sem sentido esses estudos dirigidos em HISTORIA em se tratando desses Assuntos ....
ExcluirEste método de Estudo Dirigido abordado aqui, é mais voltado aos adolescentes - Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, que precisam ser guiados para aprenderem a estudar.
ExcluirNa Universidade já se trabalha com interpretações e análises mais filosóficas. O Estudo Dirigido nesta etapa é muito mais amplo, como seus professores pedem.
Quanto a prof. Beatriz, é comum aos professores, assim como ela, que queiram guiar a linha do pensamento de seus alunos. Contudo, o ideal é você conseguir visualizar as pessoas e a realidade da época estudada, para poder compreender de verdade o pensamento e as atitudes do povo da época.
Um abraço.
Gostei muito.
ResponderExcluirMe ajudou a entender o que é estudo dirigido.
Obrigada
gostei muito.
ResponderExcluirFoi muito útil.
ResponderExcluirMuito Bom Obrigado!!!
ResponderExcluirObrigada pela postagem. Gostei muito!
ResponderExcluirObrigada pela dica! Sempre acreditei nesse tipo de absorção, porém não sabia que havia uma tese sobre o assunto. É bem eficiente, muito bom!!
ResponderExcluirJuliana, que bom que gostou! Utilizo este sistema de estudo há 8 anos ininterruptos com meus alunos! É baseado no método Montessori, onde a criança se desenvolve em seu ritmo, de forma independente. Meu trabalho é acompanhando crianças do E.F I e II, com uma equipe de professores. O resultado tem sido excelente! Temos 100% de rendimento! É mais que uma tese: é uma realidade!
ExcluirO tema foi esclarecedor,consegui. compreeder ,melhor sobre o estudo dirigido.
ResponderExcluirÉ um estudo futurístico!!! Exatamente o que tava faltando...Valeu!!! Visite meu bolg ; marizeteblogspot.com
ResponderExcluirAcho que rolou uma copiada da Nora Cecília Bocaccio Cinel.
ResponderExcluirhttp://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf
É verdade, mas em nenhum momento disse nada diferente!
ExcluirNa verdade, este método é muito anterior a Nora Cecília. Trata-se do Método Montessoriano de Educação, adaptado para Ensino Fundamental e Médio. Estudei em uma escola onde se praticava este método, e desde então venho estudando prós e contra cada um dos métodos de ensino que conheço. De cada um retiro o que mais se enquadra com o meu trabalho para obter um melhor resultado. Estudo Dirigido não é um método específico, mas uma forma de conduzir o aluno.
Amei essa técnica de reflexão,que através de tema ou uma imagem artística desperta no aluno a analisar comparar as visões e expor seu comentário.
ResponderExcluirgostei,amei muitooo!
minha tutora passou um exercício para nóis responder umas questões,
ResponderExcluirmais ela falou em nortear nossa produções.para nóis fazer em texto corrido.como posso fazer um texto corrido
magnifico gostei muito parabéns pela iniciativa, e acima de tudo continue com este trabalho fantástico. parabéns.
ResponderExcluirTrabalho como doscente no ensino Superior onde a entidade dispõe dessa ferramenta de trabalho ultilizando Portal do Aluno, com a aplicação de aula estrutural, essa é uma técnica para estimular o aprendizado, mas de nada faz efeito se o discente não abraçar a idéia,t emos que quebrar este paradigma e avançar em conhecimento.
ResponderExcluirParabens pelo texto
Parabéns!Texto claro objetivo!
ResponderExcluirElizabeth, perfeito. Adorei a experiência com o texto lido. Vou continuar praticando e explorando essa didática.
ResponderExcluirObrigado pelo esclarecimento.
Ótimo texto. Claro e Objetivo!
ResponderExcluirnão
ResponderExcluirLegal muito, gostei...
ResponderExcluirLegal muito, gostei
ResponderExcluirEu achei muito interessante essa ideia Não tinha ideia de como trabalha com o estudo dirigido.Agora já me situei.
ResponderExcluirMuito bom o texto. Muito obrigada.
ResponderExcluirEu tive contato com esta técnica quando fazia o Curso de Embarque de Carregamento de Navios para Operações Navais no Rio de Janeiro. A partir de então, conclui que esta técnica tem uma ótima versatilidade para ser aplicada com diversos clientes, conteúdos e níveis; que dependerá da capacidade Pedagógica do Professor. Frequentemente eu a aplico com Estudantes do Ensino Básico e da Educação de Jovens e Adultos. Parabéns pela abordagem do assunto.
ResponderExcluir