segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

7 Maneiras de Ajudar o Aluno a Estudar

1. Defina os deveres e direitos da criança, para que ela saiba que tem a hora das obrigações e também a hora certa de se divertir.

2. Estabeleça lugar e horário fixos de estudo. De preferência, bem longe da televisão e do videogame.

3. Quando possível, permita reuniões com os amiguinhos do seu filho para estudarem juntos e trocarem informações sobre as matérias.

4. Fique por perto quando perceber que ele tem dúvidas e ajude no que souber. Se você também não sabe a resposta, ofereça companhia para pesquisar.

5. Ajudá-lo a memorizar a matéria de uma forma divertida, cantando fórmulas ou contando histórias, por exemplo, pode ajudar.

6. Aconselhe o aluno a fazer resumos das matérias que aprendeu naquele dia, principalmente das que tem dificuldade. Isso vai facilitar na hora de estudar para as provas.

7. Estimule a capacidade do aluno, dizendo sempre que acredita nele e que ele vai conseguir. Não perca a paciência logo nesse momento: o que ele precisa é de pensamento positivo!

*FONTE: Ana Cláudia Vanzelli, psicóloga clínica, palestrante e especialista em orientação vocacional.

3 comentários:

  1. È... já foi o tempo em que era preciso só ordenar que o aluno estudasse. Hoje, com tantas ofertas, com tantas oportunidades, o estudo precisa ser estimulada constantemente! Estas dicas são muito importantes para pais e professores! Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Osni, eu estou tentando fazer um trabalho de Pós Graduação Metodologia do Ensino de História. O trabalho diz que tenho que escolher um curso superior, optar por uma disciplina que seja do curso e selecionar um tema dentro desta disciplina, logo escolher um instrumento Metodologico de ensino, o que eu escolhi seria Estudo Dirigido. Me dê uma luz. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Osni, veja se aqui vc encontra o que necessita:
    http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf
    Obraços.

    ResponderExcluir