segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESTUDO DIRIGIDO o que é?

ESTUDO DIRIGIDO – o que é?

O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.

Pode atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, o estudo dirigido incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu – e possibilitando-lhe ajustar-se às tarefas que deve executar para alcançar o previsto nos objetivos.

O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. O produto do trabalho do aluno pode adquirir, desse modo, forte cunho de autenticidade e pessoalidade.

Um estudo dirigido pode ser utilizado para, entre outros objetivos:

       • oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo   com seu ritmo pessoal;
       • facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor;
       • favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno;
       • possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.

Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para casa. Porém, em sala de aula, coma presença do docente para esclarecer dúvidas e orientar quando necessário, a técnica pode revestir-se de mais eficácia e tornar-se mais eficiente para a aprendizagem de qualquer área do conhecimento. É importante que o professor acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e na avaliação.

Técnicas que ajudam a aprender 

Exercícios extras: se ele tem problemas com matérias como matemática ou física, faça exercícios a mais sobre o assunto estudado. Quanto mais ele praticar, melhor. 

Resumos: em matérias como português, história e geografia, incentive seu filho a fazer resumos do que ele leu. É uma ótima maneira de memorizar o que aprendeu e refletir sobre o tema. Esse exercício também o ajuda a recordar mais facilmente o que foi ensinado em aula. 

Questionários: essa técnica ajuda a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Peça ao seu filho que faça a si mesmo perguntas sobre o assunto estudado. Então, ele deverá respondê-las após a leitura.                           

24 comentários:

  1. Parabéns! Muito bom o texto, pois é simples claro e elucidativo! Não deixa dúvidas a respeito de nosso trabalho. Quem ler o texto, com certeza quererá conhecer a nossa oferta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabete, gostei do texto, estar claro e objetivo.

      Excluir
  2. Gostei muitodo seu blog! Parabens!
    Se quiser dá uma passadinha lá no meu www.mediandosaber.blogspot.com vou adorar
    Ahhh vou te seguir tá...
    beijokas

    ResponderExcluir
  3. fiquei muito feliz com sua visita lá no meu bloguinho! E muito emocionada com suas palavras!
    Espero aprender bastante com vc!
    beijokas

    ResponderExcluir
  4. muito interessante, gostei muito

    ResponderExcluir
  5. gostei...obrigada pela ajuda.


    . . . . b... .... . . ..
    . .o . ... . . .. ... .
    . . . . . .. .l .. .. ..
    h. . .. .. .. .. .. .. ... ...
    ... ...a .. .. ... ..... ... .
    .... .... .. . . ... ... .... .s ..

    ResponderExcluir
  6. Maiores informações: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf

    ResponderExcluir
  7. Na verdade você não disse o que é um estudo dirigido. Você mostrou como ele ajuda o aluno, mas não esmiuçou o que é de fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a resposta à sua questão se encontra no primeiro parágrafo, que transcrevo abaixo:
      O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.
      Fico feliz com seu questionamento. Se ainda ficaram dúvidas estarei feliz em responder.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Na história é complicado esse metodo,porque:estou na UERJ,quase todos Prof. pedem estudos dirigidos,a prof..BEATRIZ é uma,entretento o pensamento dela em relação a de determinado assunto é de uma jeito,já outros prof.enchergam de outro,porém na hora do aluno realizar o estudo dirigido,ela quer a mesma linha de pensamento dela sem fugir uma virgula.Estamos falando da visão de viajantes do sec. 16 sobre o Brasil,eles escreveram com a visão deles,entretanto em nossos estudos temos que por a linha de pensamento que a prof.. acha daquele assunto....fica sem sentido esses estudos dirigidos em HISTORIA em se tratando desses Assuntos ....

      Excluir
    3. Este método de Estudo Dirigido abordado aqui, é mais voltado aos adolescentes - Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, que precisam ser guiados para aprenderem a estudar.
      Na Universidade já se trabalha com interpretações e análises mais filosóficas. O Estudo Dirigido nesta etapa é muito mais amplo, como seus professores pedem.
      Quanto a prof. Beatriz, é comum aos professores, assim como ela, que queiram guiar a linha do pensamento de seus alunos. Contudo, o ideal é você conseguir visualizar as pessoas e a realidade da época estudada, para poder compreender de verdade o pensamento e as atitudes do povo da época.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Gostei muito.
    Me ajudou a entender o que é estudo dirigido.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica! Sempre acreditei nesse tipo de absorção, porém não sabia que havia uma tese sobre o assunto. É bem eficiente, muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, que bom que gostou! Utilizo este sistema de estudo há 8 anos ininterruptos com meus alunos! É baseado no método Montessori, onde a criança se desenvolve em seu ritmo, de forma independente. Meu trabalho é acompanhando crianças do E.F I e II, com uma equipe de professores. O resultado tem sido excelente! Temos 100% de rendimento! É mais que uma tese: é uma realidade!

      Excluir
  10. O tema foi esclarecedor,consegui. compreeder ,melhor sobre o estudo dirigido.

    ResponderExcluir
  11. É um estudo futurístico!!! Exatamente o que tava faltando...Valeu!!! Visite meu bolg ; marizeteblogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que rolou uma copiada da Nora Cecília Bocaccio Cinel.
    http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/estudo%20dirigido.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas em nenhum momento disse nada diferente!
      Na verdade, este método é muito anterior a Nora Cecília. Trata-se do Método Montessoriano de Educação, adaptado para Ensino Fundamental e Médio. Estudei em uma escola onde se praticava este método, e desde então venho estudando prós e contra cada um dos métodos de ensino que conheço. De cada um retiro o que mais se enquadra com o meu trabalho para obter um melhor resultado. Estudo Dirigido não é um método específico, mas uma forma de conduzir o aluno.

      Excluir
  13. Amei essa técnica de reflexão,que através de tema ou uma imagem artística desperta no aluno a analisar comparar as visões e expor seu comentário.
    gostei,amei muitooo!

    ResponderExcluir