domingo, 3 de julho de 2011

Atitude de um Sábio

O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um ermitão com fama de sábio. Foi procurá-lo e perguntou:
- Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
- Não – respondeu o sábio -, mas conseguiria me controlar.
O abade continuou.
- E se visse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
- Não – disse o sábio- mas, conseguiria me controlar para não pegá-lo.
Insistiu o abade Abraão:
- E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o sábio:
- Mesmo sofrendo por dentro, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
- Vou lhes explicar o que é um sábio – disse o abade aos seus noviços, quando voltou.- É aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controlá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário