segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estou aqui de passagem

Um executivo da NY Telephone me conta um curioso encontro que teve, e que mudou muito sua maneira de pensar.
Acostumado a viajar o mundo inteiro, chegou certa tarde ao Cairo, e resolveu encontrar-se com um famoso rabino que vivia por lá.
O rabino recebeu-o da melhor maneira possível, e passaram a tarde inteira conversando sobre os desígnios de Deus.
Pouco antes de despedir-se, o executivo comentou com o rabino que ficara muito impressionado com a simplicidade da sua casa; apenas uma mesa com duas cadeiras, e uma cama.
“E o que você tem aqui?”, perguntou o rabino.
“Tenho apenas uma mala, mas, afinal de contas, estou aqui de passagem”, respondeu o executivo.
“Eu também”, disse o rabino.
“Eu também estou aqui de passagem”.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Deserto de Mojave

No deserto de Mojave, é frequente encontrarmos as famosas cidades-fantasma: construídas perto de minas de ouro, eram abandonadas quando todo o produto da terra tinha sido extraído. Haviam cumprido seu papel, e não tinham mais sentido.
Quando passeamos por uma floresta, também vemos árvores que – uma vez cumprido seu papel, terminaram caindo.
Mas, diferente das cidades-fantasma, o que aconteceu?   Abriram espaço para que a luz penetrasse, fertilizaram o solo, e seus troncos estão cobertos de vegetação nova.
A nossa velhice vai depender da maneira que vivemos o momento presente. Podemos terminar como uma cidade- fantasma, simplesmente abandonados.  Ou então como uma generosa árvore, que continua a ser importante, mesmo depois de caída por terra.
Paulo Coelho

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Motivo da Busca

Muitas são as emoções que movem o coração humano – quando ele resolve dedicar-se ao caminho espiritual.
Pode ser um motivo “nobre”- como fé, amor ao próximo, ou caridade.  Ou pode ser apenas um capricho, o medo da solidão, a curiosidade, ou vontade de ser amado.
Nada disto importa: o verdadeiro caminho espiritual é mais forte do que as razões que nos levaram a ele. Aos poucos, a verdadeira busca vai se impondo – com amor, disciplina e dignidade. Chega um momento em que olhamos para trás, lembramos do inicio de nossa jornada – então rimos de nós mesmos. Fomos capazes de crescer, embora tenhamos iniciado a jornada por motivos que eram muito fúteis.
O amor de Deus foi mais forte que as razões que nos levaram até Ele.
Paulo Coelho